quarta-feira, 27 de março de 2013

Chocolate faz mal para a voz?

Está chegando a páscoa, junto com ela vêm os ovos de chocolate e a famosa pergunta: Chocolate estraga a voz?

Obviamente a resposta é... depende.

O chocolate não é recomendado antes do uso intensivo da voz (falada ou cantada), como em aulas, ensaios, gravações e apresentações, porque pode deixar o muco no trato vocal (Veja AQUI o que é o trato vocal) mais espesso, mais "gosmento", causando sensação de pigarro e afetando a ressonância (o som pode ficar mais abafado). Eu disse pode, pois isso depende de cada pessoa, umas são mais sensíveis que as outras e são afetadas de maneiras diferentes. De qualquer forma, água ou a famosa maçã e alguns sucos cítricos podem limpar o trato vocal e eliminar o problema. A dica é, se você não se sente bem comendo chocolate antes de cantar, não coma, se você não nota diferença alguma, seja feliz.

Isso quer dizer que o chocolate não causa mal nenhum pras pregas vocais, e apenas pode “sujar” o trato vocal?

E a resposta é... depende... de novo.

Em uma pessoa saudável o chocolate não fará mal algum pras pregas vocais, você pode comer quantas toneladas seu organismo suportar - ok, um pouco menos, talvez.

Porém, se você sofrer de um grande mal chamado refluxo gastroesofágico, ou exagerar na dose causando esse refluxo, você pode ter sérios problemas.

Para quem não conhece, o refluxo é a passagem do suco gástrico para o esôfago em direção à boca. Podendo atingir até o nariz e banhar laringe e pregas vocais. (Ácido subindo pra garganta, não é gostoso.)
Episódios ocasionais são aceitáveis, como no caso do exagero, mas quando se tornam frequentes podem causar problemas como asma, lesões laríngeas, alteração no esmalte dos dentes, rinites e otites (sim, ele pode chegar na orelha). A laringe não está preparada para a passagem do ácido e pode ficar inflamada ou irritada, causando problemas vocais.
O principal sintoma é a queimação no esôfago e azia, mas o chocolate não é seu único causador.
Não consegui postar o vídeo aqui, mas veja o que acontece quando o líquido que vem do estômago chega nas pregas vocais


Portanto, o chocolate não faz mal às pregas vocais a menos que você tenha já o problema de refluxo ou perca a noção de quantidade enquanto os come. As vezes nem é preciso tanto, comer e deitar já pode causar esse problema. Você precisa conhecer seu corpo e seus limites.

Mas por favor, não deixe de comer chocolate por causa desses mitos, talvez você possa evitar antes de cantar, mas depois, aproveite essa mistura mágica de cacau e açucar (que vicia)!!!

E uma feliz páscoa para todos vocês...

quarta-feira, 20 de março de 2013

O melhor exercício para aquecer a voz

Constantemente ouço a seguinte pergunta: “Vou cantar amanhã, qual o melhor exercício usar para aquecer a voz?”.

Como se responde uma questão cheia de “se” e “depende”, como essa?

Antes de saber qual o melhor exercício, é preciso saber o que você quer fazer.
É como chegar na academia e dizer: “Estou aqui para me exercitar, por onde começo?”. O instrutor vai querer saber qual seu objetivo, se é condicionamento físico, definição estética, fortalecimento, etc. vai querer saber se você é atleta, se tem algum problema, e fará uma avaliação física pra ver como responde seu corpitcho ao esforço. Ou um bom instrutor deveria fazer isso.

Pois um bom professor de canto também precisa saber disso, precisa saber qual seu objetivo, o que você quer cantar e em que nível quer fazê-lo, e principalmente, o quanto você está disposto a se entregar a essa atividade. Um cantor profissional da Broadway terá a mesma necessidade de alguém que canta no luau? Jamais. Uma pessoa que canta desde os 5 anos e vem de uma família onde até o papagaio é afinado estará no mesmo estágio que um aspirante a cantor que não canta nem no chuveiro? Dificilmente. Os dois podem cantar bem? Já discuti esse assunto AQUI e vimos que sim, é possível, mas tudo ao seu tempo.

Cientes dos “dependes” estruturais, vamos aos “dependes” momentâneos.

Então você não treina, nunca fez um exercício vocal e agora arruma um show e quer algo pra aquecer. Legal, por quê? Por que disseram que aquecer é importante?
Fiz um breve texto sobre a importância do aquecimento AQUI, falando que ele serve para relembrar os aspectos técnicos, ativar a concentração, preparar o corpo, alongando e relaxando e mudando os ajustes da voz falada para a voz cantada, mas esse treino tem que ser um hábito. Qualquer exercício vocal mal feito não vai te trazer benefício algum, pelo contrário, pode prejudicar totalmente sua voz. Pode causar lesões, tencionar músculos, criar barreiras psicológicas, etc.

Qual seria então o melhor exercício para aquecimento?

A resposta ideal:
  • Exercícios que tranquilizem o ritmo respiratório e preparem os músculos envolvidos na respiração para o uso mais complexo do canto.
  • Exercícios que diminuam ou eliminem a tensão nos ombros, pescoço e musculatura extrínseca da laringe (aquela que está em volta dela).
  • Exercícios que preparem o trato vocal e articulação para o uso mais intenso.
  • Exercícios que relembrem as sensações de ressonância que serão usadas na performance.
  • Exercícios que alonguem as pregas vocais, deixando você pronto para executar as variações de registros que forem necessárias.


A resposta prática: Faça o que você está acostumado a fazer e que você sabe que dá certo. Show não é hora de inventar. Mantenha-se hidratado e tranquilo para fazer o que tem que ser feito. Se não der resultado talvez o que você está acostumado a fazer não sirva e você precise aprender coisas novas, e esses aprendizados devem se tornar habituais e não apenas algo que “disseram que é legal antes de cantar”.

Se for possível você fazer um aquecimento com um profissional te orientando, certamente isso surtirá efeito positivo, mesmo que nunca tenha feito nada antes, pois ele deve saber o que e como você vai trabalhar nesse aquecimento. Tentar sozinho sem saber como fazer, apenas com uma lista de exercícios não o ajudará em nada. 

Não se iluda ou busque atalhos, procure sempre o caminho certo para trabalhar sua voz, esqueça o “fácil e rápido”, aposte no “trabalho e dedicação”, sempre funciona.

terça-feira, 12 de março de 2013

Código de ética do professor de canto


Infelizmente não existe uma regulamentação para o professor de canto, não existe nenhum órgão ou associação que cuide dos interesses dessa profissão, e, consequentemente, não existe nenhum código de ética ou protocolo de conduta aos que ensinam canto. O que é um absurdo.

Professores de canto são responsáveis por guiar pessoas na descoberta e desenvolvimento de suas formas de expressão. Seu trabalho envolve estimular o aluno a sentir sua voz e fortalecer, desenvolvendo o controle fino, partes de seu corpo as quais ele não estava habituado.
Um bom professor de canto vai ajudar seu estudante a “liberar sua voz” através do controle do ar, da resistência muscular na laringe pelas pregas vocais e musculaturas ao redor, e da capacidade de movimentação do trato vocal, para que o cantor sinta as ressonâncias e diferentes timbres de som.
Um bom professor será capaz de extrair sentimentos e emoções dessas técnicas e sensações fisiológicas e acústicas do seu aluno, modificando até mesmo hábitos em sua vida, sua forma de pensar, agir e responder aos estresses do dia-a-dia.
Um bom professor sabe que um trabalho mal feito pode causar frustração, traumas e muitas vezes lesões que precisarão de tratamento médico.

Deveria haver um código de ética que obriga o professor a dizer sempre a verdade ao aluno, dizer que algumas coisas são resolvidas sim em pouco tempo, mas outras precisam ser treinadas até se tornarem automáticas, e isso só vêm com treino e repetição, o que exige tempo. Alguns alunos querem “dicas e truques” antes de uma gravação ou apresentação, mas isso tem a mesma eficácia de “dicas e truques” antes de um jogo de futebol, para quem não costuma jogar.
Nada na vida é conquistado sem dedicação, de uma dieta de emagrecimento a uma carreira, seja ela qual for, você precisará de tempo e esforço, e se o fizer da forma correta, seu objetivo será conquistado.

Um professor de canto precisa de preparo e conhecimento. Não basta que o aluno cante afinado, ele precisa de muito mais, não basta saber usar o que ele aprendeu, cada aluno vai precisar de uma abordagem e de um treino diferente.

Às vezes aparecem pessoas no meu estúdio com a voz completamente comprometida, com soprosidade, rouquidão, forçadas, etc. querendo aula. Antes de pensar em cantar elas precisam ir ao laringologista e ver se está tudo bem. Muitas vezes ele precisará de tratamento fonoaudiológico, e a(o) fono pode trabalhar em conjunto com o professor de canto, orientando o quanto aquele aluno poderá ser exigido até que se recupere. Mas, muitos “profissionais”, interessados no “pagando bem, que mal tem?”, ignoram essa condição e resolvem ser médicos e “curar” a pessoa com apoio, ressonância  etc.. “Que mal tem?” Além de comprometer a vida e a profissão da pessoa?

Recentemente assisti uma "vídeo-aula" no youtube de um "professor" indicando todo tipo de medicamento para os alunos tomarem, de vitamina C a antibióticos, passando até quantos dias tomar. Entenda algo importante, professor de canto não é médico, não é otorrinolaringologista, ele precisa sim entender bastante de saúde vocal, mas não pode de jeito algum indicar tratamentos para quaisquer que sejam os problemas. Um profissional responsável, em uma situação que perceber que há alteração constante na voz, deverá direcionar o aluno ao ORL, e não passar "poções mágicas" para seus estudantes (sempre tem um "toma isso que resolve"). Claro que sempre podemos indicar coisas como: hidratação, fugir dos alimentos e condições que causem pigarro ou alergias, formas de limpar o trato vocal etc, mas medicamento NUNCA, isso é até crime.

Sem regulamentação, qualquer um pode se intitular professor de canto. Não existe um curso de formação específico. As faculdades de canto são para treinar cantores, não professores. Cursos de especialização em voz são, muitas vezes, as melhores opções para isso, pois trabalham os aspectos artísticos em conjunto com a medicina e terapia vocal, preparando o professor para diversas situações com seus alunos, sejam os saudáveis ou não.

Nos estados unidos existe a NATS (national association of teachers of singing) que tenta, mas não consegue por falta de autoridade, regular isso. Ao menos seu nome é forte e seus filiados são mais solicitados. Mas mesmo lá, qualquer um pode criar um método, publicar um livro, se dizer ótimo, vincular nomes ao seu trabalho, mas quem garante que estão corretos? Por que está escrito num livro é fato?
Lá existem cursos de formação de professores de canto em determinados métodos, mas qualquer um pode ministrá-los, assim surgem vários reinventores da roda, mas ao menos dão uma luz para quem quer se especializar. Aqui no Brasil temos pouquíssimas opções, e não há qualquer associação respeitável para tentar organizar isso.

É triste ir a um curso, simpósio, workshop, etc. que trata de voz, canto e pedagogia vocal e ver somente sempre os mesmos professores de canto. Onde estão os outros que não aparecem nos cursos específicos da área de trabalho deles? Não buscam aprimoramento e atualização?
Qualquer profissão exige esse tipo de esforço, a nossa também. Você iria a um médico que estudou pela última vez em 1950? Você contrataria um executivo de marketing que nunca ouviu falar em mídias digitais, redes sociais?

E por que faria aula com quem acha que conhaque aquece a voz? Que falsete não é voz? Que o som "sai" dos seios da face? Que diz que técnica vocal é a do canto lírico, e canto popular é grito? OU que lírico e popular podem ser cantados da mesma forma? Que belting faz mal? Que drive danifica a voz? Que se deve cantar pelo diafragma? Isso tudo demonstra falta de conhecimento e nenhuma vontade de aprender.