quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

1º Congresso Brasileiro de Profissionais da Voz Rock

Nos dias 15 e 16 de março, na Faculdade Souza Lima, vai acontecer um congresso que vai reunir otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, professores de canto e cantores para discutir o estudo e a prática do canto rock n roll.

Eu serei um dos palestrantes, vou falar no dia 16, entre as 16h e 18h, sobre o cenário do ensino de rock para cantores no Estado de São Paulo, e também sobre a importância e como se atualizar e buscar fontes confiáveis de informação sobre voz e técnica vocal para aprimorar as aulas.

Gravei uma entrevista sobre o congresso e os temas que vou abordar lá com outro professor bastante interessado no assunto, que é o Marcio Marxx, que dá aulas em SP também, e aí vai o video para vocês assistirem.

Será um evento muito interessante e com uma missão bastante nobre, de melhorar a pedagogia vocal e a técnica, com saúde, dos cantores, e não apenas de rock.

Portanto, se você não quer perder esse evento, e essa oportunidade, entre no SITE DO CONGRESSO (AQUI) e inscreva-se. muitos ótimos profissionais estarão lá e terão muito a acrescentar para cantores, produtores e interessados em música. 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Bebidas geladas e a voz.

Estamos passando por uma das maiores ondas de calor da história, batendo recordes todos os dias de altas temperaturas, e é nessa hora que muita gente pensa: "não posso beber gelado porque eu canto".


Mas afinal, gelado prejudica a voz?

Ingerir comidas ou bebidas geladas tem efeito diferente nas pessoas, algumas não sentem nenhuma alteração e não são prejudicadas, outras, mais sensíveis, podem sentir desconforto.

Em geral, é aconselhado fugir dos gelados durante o uso intenso da voz, para evitar o efeito do choque térmico, que pode causar um aumento no muco (e aquela sensação de pigarro) e até edemas (inchaços) nas pregas vocais. Porém é uma reação totalmente individual, cabe a você perceber o efeito que isso causa no seu organismo.

Se você está acostumado a cantar bebendo água gelada e nunca sentiu alteração ou desconforto nenhum, e isso nunca atrapalhou seu desempenho, pode cntinuar, apenas fique atento a possiveis alterações no som e nas sensações. Agora, se você está no time dos que têm a voz completamente danificada só de olhar pra um cubo de gelo, fique longe dessa tentação imediatamente antes e durante o canto.

Pesquisas mais recentes mostram que ingerir líquidos gelados após o uso prolongado da voz (aulas, shows, ensaios,etc.), seguido de repouso vocal (silêncio), diminui inflamações no trato vocal, ou seja, é ótimo e bastante recomendado. Funciona como aquelas banheiras de gelo que os atletas entram depois dos esportes, ou o gelinho na perna.

A dica principal é: entenda como seu corpo reage e aproveite.

Lembre-se, beba água sempre, isso sim é ótimo para sua voz.