sexta-feira, 21 de março de 2014

Resumo para o aluno que procura aula online

Leitor do blog: "Faz um resumo aí do que eu preciso pra fazer aula no skype sem travar"
Eu: "Não dá pra prometer que não vai travar", mas segue a lista:
Softwares: Skype é o mais comum, e o que eu utilizo por confiar em sua qualidade de transmissão e facilidade de uso, mas existem outras opções, como o Hangout da Google.

Hardware: Seu computador precisa ser capaz de rodar o programa sem maiores dificuldades e ainda, se preciso, abrir arquivos enviados pelo professor, não é muita coisa, mas não custa lembrar.

Internet: Uma conexão de 5Mb costuma ser o suficiente, as vezes até menos (2Mb é o mínimo), dependendo da qualidade/honestidade do serviço da operadora.

Microfone: Sabemos que nem todo mundo possui um microfone profissional, mas tente utilizar, pelo menos, um que não seja o embutido no computador.

Som: Não precisa de potência, mas as caixas devem estar a uma distância mínima de 20 cm do microfone, se não for possível, utilize fones de ouvido. O que mais prejudica uma aula online é o som de resposta que acontece quando o microfone do outro lado capta o seu próprio som e manda de volta com delay.

Ambiente: Uma sala com iluminação boa é importante, melhor se for iluminação de frente para você, por trás da câmera. E algo vital, deve ser um local tranquilo, sem sons de TV, rádio, tia, mãe, papagaio, etc.

Gravação da aula: Fazendo aulas pelo computador você tem a possibilidade de gravar as aulas para relembrar o que foi trabalhado e ajudar no treino diário. Um software grátis que desempenha essa função de maneira simples é o Free Video Call Recorder For Skype.

Além dessa preparação mínima, o aluno que busca aulas online precisará de uma disposição grande para superar as barreiras tecnológicas, paciência e bom humor com falas de sinal, distorções e delays que possam ocorrer durante a aula.
A necessidade de estudar e se dedicar continua a mesma de um aulo presencial, e é até maior, pois o aluno "virtual" não terá o acompanhamento em tempo real durante os exercícios, apenas o exercício gravado ou alternado, como descrito no texto anterior (AQUI).

Boa sorte, bons estudos!!!

PS: Nada de fazer aulas de cueca ou deitado na cama, postura e compostura continuam sendo importantes, hehe

Informações mais detalhadas você encontra AQUI 1, AQUI 2 e AQUI 3.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Como aprender a cantar rock?

Mais um tema abordado durante o 1º Congresso Brasileiro de Profissionais da Voz Rock, a diferença entre técnica vocal e estética vocal.

Entendamos técnica vocal como o controle do instrumento voz, saber dominar os ajustes musculares que formam os regristros, o trato vocal, que cuida das ressonâncias, a respiração, etc., toda a parte mecânica de como produzir os sons. A técnica vai dizer o que você consegue fazer com sua voz.
Já a estética vocal é o grupo de ajustes que serão escolhidos de acordo com a música ou gênero que você vai cantar, ex: pra cantar Bossa Nova, a voz costuma ser mais leve, muitas vezes soprosa; No power metal, você cantará notas agudas mas sem produzir um falsete tradicional, é preciso utilizar uma configuração muscular mais potente (não em volume); Cantando sertanejo um ajuste mais agudo e metalizado; Thrash você vai usar drives o tempo todo. Portanto, enquanto a técnica é tudo o que você pode fazer, a estética é tudo o que a música pede pra você fazer.

Alguns cantores possuem técnica específica para cantar apenas um tipo de estética, outros são mais flexíveis, vai depender da vontade de cada um treinar apenas o suficiente ou buscar mais opções, assim surgem aqueles que se destacam em seus estilos, fazendo coisas não habituais e inesperadas.

A diferenciação acima foi apenas para introduzir a verdadeira intenção do post, que é a de descobrir como os professores de canto têm trabalhado a técnica vocal para a estética do rock e estilos derivados (metal, punk, thrash, hardcore, etc.) com seus alunos.

Para isso, desenvolvi uma pesquisa, com ajuda do time de estrelas do CEV - Centro de Estudos da Voz, para conhecer e verificar o que os professores ensinam aos seus alunos rockers, sua formação, qual o ponto de vista deles sobre a voz, suas metodologias, como buscam informações e quais as perspectivas para a prática.

Portando, se você é um desses professores, ajude-nos, preencha a pesquisa, é de graça e seu nome não será conhecido, levará apenas alguns minutos. Depois, divulgue para seus colegas, quanto mais opiniões colhidas, melhor será a análise, e mais material poderá ser produzido.
Se você é aluno, mostre isso para seu professor e conhecidos.

Clique no link abaixo e deixe sua opinião e visão sobre a voz no rock.

http://goo.gl/GxuKb8

Agradecimentos ao pessoal que está ajudando a divulgar:
Todos do 1º Congresso de Profissionais da Voz Rock
Portal do inferno
Metal Militia Web Radio
E o pessoal no facebook que curte e compartilha.

Obrigado!!!

Aulas de canto por Skype - parte 3

Última parte do texto sobre aulas online.

Uma aula de canto não é feita apenas de toca isso e canta aquilo, existe a relação aluno e professor, o contato físico para mostrar formas de ajustar posturas de pescoço, coluna, respiração, trato vocal, etc. Existe a relação entre duas pessoas se entendendo e se comunicando, vocal e visualmente, tanto é que alunos e professores muitas vezes se tornam amigos, mas será que tudo isso é impossibilitado virtualmente?

Óbvio, esqueça contato físico, o professor precisa de um conhecimento mais esclarecido do que quer para poder explicar ao aluno o que ele deve fazer e sentir, sem tocar.
Já o contato pessoal... Sem dúvidas existem diferenças, mas quantos casos não são relatados de amizades, namoros, e até casamentos virtuais? Se uma pessoa pode namorar por uma câmera, ela pode criar vínculos de confiança com um professor e sentir segurança para cantar e trocar informações.

Aulas pela internet pedem uma atenção especial dos alunos, eles precisam estar 100% ligados o tempo ao que estão fazendo. As dificuldades com qualidade de som, perspectiva de imagem e campo de visão, além da impossibilidade de correção imediata e contato físico reduzem a atuação do professor, removendo "muletas" que aulas comuns podem proporcionar. Se você faz, ou quer fazer aulas online, saiba que o sucesso vai depender ainda mais de você do que nas aulas presenciais.

Podemos concluir que, em um mundo complicado, onde as pessoas tem pouco tempo livre às vezes até para suas famílias, poupar desgaste com deslocamentos em grandes centros urbanos, risco de assalto, problemas com enchentes, etc., é sempre positivo.
Muitos locais ainda são mais isolados, têm pouca oferta de serviços de qualidade, mas seus moradores procuram cada vez mais praticidade, e as educações à distância, como aulas de canto online, são uma tendência que tendem a crescer demais.

Notamos que existem muito complicadores pela tecnologia, mas isso mudará com o tempo, e em breve talvez não exista nem mais o delay, e tecnologias como kinect possam ajudar a aumentar a presença. Apesar desses problemas, nós nos adaptamos rapidamente.
Nas primeiras aulas online, eu parecia um ET, sem saber o que fazer nesse mundo estranho, mas logo se tornou tão habitual quanto uma aula presencial, e hoje não sinto grandes diferenças entre ministrar aulas online e ao vivo.

As diferenças de planejamento e metodologia existem, mas são adaptáveis, a diferença de qualidade de uma aula presencial e online existe, mas não é algo que afete 100% ou impossibilite o decorrer do ensino. A possibilidade de ter bons professores muitas vezes vai compensar, afinal de contas, um profissional bem preparado é melhor com recursos limitados que um mal preparado cheio da parafernalha.
Se possível, prefira aulas presenciais, elas têm mais possibilidades, mais ferramentas e menor necessidade de adaptações, mas se não for o caso, faça online, sabendo que sua dedicação terá que ser muito maior.

Caso seja um professor que tenha o mesmo preconceito que eu já tive, espero ter ajudado com alguns detalhes de procedimentos. Se tiver dúvidas, pode me procurar. Caso seja um aluno procurando professor e não encontra um em quem confie, os contatos aqui no site, só clicar na aba acima.

Aproveito para agradecer meus colegas do grupo de estudo: Marcella Martinez, Renata Ferreira e Luciano Simões-Silva, o pessoal do CEV - Centro de Estudos da Voz (Mara Behlau, Glaucya Madazio, Claudia Pacheco, etc.), e todos os "alunos cobaias" que ajudaram a testar tudo na prática.

terça-feira, 18 de março de 2014

Aulas de canto por Skype - parte 2

Como dependemos da tecnologia durante uma aula à distância, existem alguns requisitos importantes:

Velocidade de internet: Se utilizarmos o Skype, uma internet de 5Mb dá conta, pensando na necessidade do software (cada programa possui requisitos próprios), legislação de planos de internet no país que não obrigam as empresas a oferecer 100% da velocidade contratada, e oscilações de sinal.

Quando em aula, não deixe outras janelas que utilizem internet abertas no computador, nada de baixar filmes enquanto canta, a menos que tenha uma belíssima banda larga.

Em meu estúdio, utilizo internet de fibra óptica, com 50MB de velocidade, para entregar a melhor qualidade de som e imagem para meus alunos que estão longe.

Áudio: todo som que passa por um microfone é alterado, todo som que viaja pela internet é compactado e descompactado, existe então, uma alteração nos harmônicos, e, consequentemente, no som que seu professor vai ouvir do que você faz.
Para amenizar essa distorção, é vital utilizar microfone de boa qualidade, com curva de frequência mais plana possível, ter velocidade de internet boa e cuidar da distância que você fica do microfone.

Ainda, as caixas de som devem estar a uma distância de, pelo menos, 20 cm do microfone, segundo o Skype, ou seja, microfones embutidos não são a melhor opção. Caso não seja possível, não deixe o volume muito alto, isso pode distorcer o som ou causar delay e microfonia. Em último caso, use fones de ouvido (de boa qualidade, por favor).

Vídeo: Em uma aula presencial eu tenho visão total dos meus alunos, online não.
Temos que ter uma câmera capaz de um mínimo de visibilidade, uma Full HD seria ideal.
Um professor americano disse que pede iluminação frontal para os alunos, iluminação é importantíssimo, não deixe o quarto escuro. Sigo esse conselho com uma luminária posicionada atrás da câmera, isso realmente faz diferença na imagem, é possível perceber muito mais detalhes que numa iluminação normal de sala, com luz no teto.

A distância que você fica não pode ser nem muito grande, nem muito pequena da câmera, caso contrário não verá nada, e em um ambiente onde o som transmitido nem sempre é o mais fiel, a imagem pode ajudar bastante. A falta de uma visão 3D dificulta verificar postura corporal, mas não impede se houver atenção do aluno.

Questões tecnológicas resolvidas, vamos pensar na aula em si.

Em uma aula de canto, uma hora ou outra (ou sempre) você vai fazer exercícios vocais e vocalizes.
Online, o delay (diferença de tempo em que eu faço algo e que o interlocutor recebe a imagem/som do que fiz.) pode chegar a segundos, e isso impossibilita qualquer treino feito simultaneamente, como tocar para o aluno cantar, cantar junto, etc..
Para resolver isso, duas formas são utilizadas normalmente: 
  • Exercícios gravados: Alguns professores gravam exercícios e enviam arquivos para que o aluno os reproduza, e esta forma, segundo muitos professores e eu, não te dá liberdade de trabalhar, você fica preso ao que está gravado, não pode voltar tons, alterar a ordem, trabalhar pontos específicos ou frases isoladas, fica equivalente a treinar com vídeo aulas ou métodos de livros, perde o sentido do professor auxiliando.
  • Exercícios alternados: A segunda forma, que dá mais liberdade, exige maior capacidade de afinação e ritmo do aluno, o que é bom, pois força o desenvolvimento, é o professor tocar e o aluno cantar logo em seguida, alternando. um toca, o outro canta, e segue assim durante o treino. Não vejo maiores problemas com essa forma de atuação, apenas é necessário a coordenação correta entre professor e aluno para manter a fluência necessária.
Repertório: Para trabalhar repertório, as únicas formas são: cantar com playbacks e "a capela", ou seja, sem acompanhamento instrumental. Ambas as práticas são utilizadas em aulas presenciais também, então, nada novo por aqui.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Aulas de canto por Skype - parte 1

Uma grande tendência atual, foi até um tema abordado no 1º Congresso de Profissionais da voz Rock, é a aula de canto online, onde professor e aluno se comunicam a distância e tentam fazer um trabalho de qualidade.
Confesso que tive bastante preconceito contra essas aulas, pensando coisas como: "Não tem como reproduzir as condições de sala", "diminui as ferramentas do professor", "perde-se o contato físico e a relação interpessoal", que muitas vezes são essenciais para uma boa aula acontecer, e no final das contas, tudo isso é verdade de certa forma, mas será que são fatores decisivos e irremediáveis? Como todo preconceito é burro e cercado de não informação, meu grupo de estudos, formado no CEV - Centro de Estudos da Voz, e eu, decidimos pesquisar e tentar entender mais antes de tirar conclusões precipitadas. Recomendo que façam o mesmo sobre qualquer questão em suas vidas.

Juntamos alunos e professores online, do Brasil e de fora, além de um ótimo bate-papo coordenado pela The Voice Foundation sobre tecnologia no ensino de canto, e muito material de pesquisa feito em outras áreas (fonoaudiologia online, ensino de instrumentos, treinamento em endoscopia online, etc.), e lógico, dei diversas aulas online para verificar o que foi pesquisado na teoria, e percebemos o seguinte:

Existem três tipos de pessoas que procuram aulas online:
1 - Quem mora em locais onde não existem professores de canto, ou não existem bons professores.
2 – Quem não tem disponibilidade, por conta de trânsito, condições climáticas, falta de transporte, tempo, etc.
3 – Quem procura profissionais específicos, que ensinem técnicas diferenciadas, muitas vezes em outros estados ou países.
Ou seja, serve para iniciantes ou profissionais avançadíssimos (alguns fazem aulas enquanto estão em turnês).

O professor começa a dar aulas online por uma simples razão, ele ganha acesso ao mundo, e seus alunos podem aparecer de qualquer parte do planeta, não mais apenas nas proximidades.
Além disso, ficam mais seguros em seus estúdios, possibilitam ao aluno gravar as aulas (mediante compromisso de não divulgação, como manda a lei) e reduz o número de faltas.

O programa utilizado normalmente é o Skype, mas Google Hangout também foi citado e o ooVoo é bastante usado nos EUA também.